Prefiro PWA por esses motivos...
Nem tudo precisa sem um APP, muitas das vezes um site com uma UI e UX bem pensada combinando com um bom desenvolvimento pode ser mais que o suficiente.
Fala pessoal, beleza?
Hoje vou deixar registrado um pouco sobre minha visão sobre PWAe um pouco dos pontos fortes em usar, tenho certeza que em muitos casos já poderia atender bem.
O que é uma Progressive Web App (PWA)?
O conceito foi cunhado por Frances Berriman e Alex Russel, ambos eram da equipe de desenvolvedores da Google, em 2015. Podemos considerar como um novo passo para evolução da web, principalmente para o desenvolvimento mobile.
Nessas evoluções da Web foi sendo possível utilizar recursos de hardware de dispositivos móveis. Esses recursos nós desenvolvedores de software chamamos de APIs da web e essas APIs estão em constante evolução, com o passar dos anos teremos cada vez mais possibilidades de uso.
Para a equipe do Google Developers, PWAs são aplicações que podem ser executadas a partir da homescreen dos smartphone e desktops, tento acesso a recursos do dispositivo, como, por exemplo: notificações, câmera e modo offline.
Motivos que PWAs se destacam frente aos APPs nativos:
SEO:
Uma PWA são feitas pelas mesmas tecnologias que os sites são feitos, logo todo o poder de SEO aplicado a um site é levado para a PWA, por outro lado, um aplicativo em uma determinada loja não consegue indexar nos mecanismos de busca como Google.
Compatibilidade com multiplaformas:
Sabemos que um site pode ser acessado por um iPhone, Android, Windows Phone ou algum outro, ou seja, uma PWA funciona em vários dispositivos seja qual for sistema operacional, se for um app nativo é preciso criar um para cada plataforma (Hoje existem forma de criar uma app multiplataformas, mas dependendo do uso não é recomendado essa prática).
Links:
Quando estamos navegando em um site e algo chama nossa atenção, podemos compartilhar com nossos amigos, geralmente mandamos o link para eles acessem e quando seu amigo acessar vai cair exatamente onde você queria, isso vale para o PWA e sem precisar instalar um APP, com APP nativa isso até é possível, mas é algo complicado de fazer mesmo parecendo ser um simples link.
Tempo e uso:
Imagine o seguinte cenário. Você vai almoçar no shopping com sua família na hora de ir embora você precisa pagar o estacionamento e o shopping tem vários anúncios dizendo "baixe nossa app" para pagar seu ticket do estacionamento uma iniciativa legal com objetivo de diminuir as filas dos locais físicos de pagamento, no entanto, quando se fala em baixar algo de em média 20mb a 60mb no 3G/4G que temos no Brasil é algo que custa caro…
Você concorda que seria melhor acessar um link e fazer o pagamento, sem baixar nada, sem instalar nada e podemos dizer que com acesso instantâneo, apenas acessando um link pelo seu navegador do celular.
O Progressive é o que mais importa nas PWAs
Para concluir o que fica evidente é que nem tudo precisa ser aplicativo.
Hoje é possível criar praticamente tudo com PWA, funcionar offline, acessar recursos do celular como câmera, localização, instalar na home e disparar notificações tudo isso já é possível, pode acontecer de algum recurso desses não funcione em um determinado navegador, isso não compromete o uso, é possível contornar os problemas com algumas linhas de código e deixando o usuário com a melhor experiência possível.
Imagine que você vai ler um ticket no navegador safari não é possível ler pela câmera do aparelho, simples o programador da PWA coloca um campo para digitar o código do ticket, percebe a diferença é acessível a um maior público, com aplicativo o cenário seria outro, só suporta a partir de x versão do sistema operacional x.
Podemos afirmar que uma PWA aplicando conceitos de boas práticas do desenvolvimento web e aplicando Progressive Enhancement em recursos mais avançados, teremos uma PWA que cumprirá bem o seu papel.
Deixo um link de uma PWA feita para atender o cenário que comentei acima, pagar um ticket de estacionamento de um shopping, teste e veja as possibilidades de uma PWA.