Voltando...

Estudo na Web voltando com conteúdos...

Como nasceu o Estudo na Web?

Para quem ainda não sabe sou criado do projeto Estudo na Web, a ideia nasceu com o proposito de compartilhar o que estava aprendendo na faculdade.

Na época da faculdade tive dificuldade em algumas matérias, sendo uma delas a Modelagem de Sistemas em ênfase em UML. Muitos colocam a culpa nos professores, concordo que existem professores ruins, mas não era o caso desse, tive outras disciplinas com esse mesmo professor e não tive dificuldade em compreender o conteúdo.

O conteúdo de UML simplesmente não entrava na minha cabeça, minha teoria é que ainda não estava pronto para absorver aquele conteúdo.

O livro que mudou tudo…

Então comecei estudar por conta, além dos materiais disponibilizados pelo professor fui atrás de outras fontes, pesquisei bastante na internet e não encontrei muitas coisas (hoje tem bastante coisa sobre UML, mas em 2014 não tinha), foi então que busquei por livros e encontrei.

Começando a leitura do livro fui apresentado ao conteúdo de uma forma diferente, passei por história, problemas que a UML resolvia, em que etapa da Engenharia de Software a UML se encaixa e aprendi conceitos para depois começar entender os diagramas.

O livro meio que foi enviando peças de um quebra-cabeça para minha mente e meu celebro estava montando, o resultado dessas peças montadas, foi nada menos que o entendimento sobre o conteúdo de UML e ainda mais, os conceitos que a norteiam.

Resumindo, consegui aprender a tempo de entregar o projeto e ser aprovado na matéria de Modelagem de Sistemas.

Foi por causa dessa dificuldade que pude perceber que com dedicação e esforço você terá grandes chances aprender algo e nivelar seu conhecimento com os demais, tudo pode ser apreendido, ir além dependerá de você.

A ideia!

Logo após resolvi disponibilizar esse conteúdo na internet, meu pensamento foi muito simples, duvido que só era a mim que teve dificuldade sobre UML e como havia pouquíssimos conteúdos sobre resolvi gravar uns vídeos e colocar no YouTube.

Queria criar um projeto pequeno, mas que pudesse ser grande. Então fui atras de um nome para o projeto.

A escolha do nome foi bem rápido de escolher, lembro como hoje, existiam duas coisas que queria:

  1. Um nome genérico, que pudesse remeter a estudos de uma forma geral;

  2. Nunca quis ter o canal no meu nome, sempre pensei em algo mais genérico e pensando em ter pessoas que pudessem colaborar no futuro.

E assim nasce o Estudo na Web, criei o canal e também um site simples.

Os vídeos…

Preparei o material dos vídeos considerando minhas anotações dos estudos e exemplos que fui criando no período que estava aprendendo. Como gosto sempre de organizar os conteúdos em tópicos o conteúdo estava praticamente pronto. Montei no formando de slide e comecei gravar os vídeos.

No total foram gravados 11 vídeos sobre UML, primeiro gravei 7 com os principais e os que já tinha anotações prontas de meus estudos. A aceitação dos vídeos foram fenomenais, demorei para ler os comentários e quando tomei conhecimento da quantidade pude notar o impacto positivo que os 7 vídeos estavam causando.

Tiveram alguns comentários bem empolgantes e outros que estavam solicitando a criação de outros diagramas, resolvi preparar o material e gravei mais 4 vídeos, fechando em 11 vídeos.

Desde meados de 2015 acompanho os comentários e respondendo o pessoal na intenção de ajudar, tem sido incrível. Lendo os comentários vieram erros que cometi na criação de detalhes dos diagramas e feedback sobre a qualidade dos vídeos e áudios. Gravei tudo usando um notebook bem antiguinho que usava na faculdade.

Neste ano de 2021 minha ideia era movimentar o canal com conteúdos acadêmicos, basicamente iria explorar conteúdos de bases e voltado para Engenharia de Software. Algo que pudesse ser atemporal e duradouro, tenho algumas coisas anotadas para gravar.

Foi dai que tive a ideia de regravar os vídeos de UML, hoje tenho uma estrutura melhor, consigo colocar uma qualidade melhor no áudio e no vídeo longe das produções de muitos Youtubers, mas para o meu mundo está ótimo.

E nasceu assim o Curso de UML 2.0 totalmente gratuito, com material revisado e um novo formato de gravação novo. Espero conseguir entregar um material de qualidade e que muitas pessoas possam ser ajudadas, quero ser ajuda que não encontrei fácil quando precisei.

Fico pensando como as coisas seriam diferentes, não teriam os vídeos, não existia esse texto e nem essa nova versão de curso. Bem doido pensar nessas coisas…

O Curso de UML 2.0 está no Canal do YouTube do Estudo na Web, mas ainda não terminei de gravar os vídeos e estou soltando os vídeos conforme vou gravando e editando.

Depois que criei o canal tive ganhos que só passei a observar depois, minha forma de explicar as coisas, a forma como se comunico e uma satisfação em contribuir com meu conhecimento.

Hoje o canal tem 3.400 inscritos, que é um número que me impressiona, mas o que me deixa mais satisfeito e gosto de fiz a coisa certo, são todos os comentários, pessoas que foram ajudadas, pessoas que foram impactadas positivamente com os vídeos passou a ser o meu maior orgulho neste projeto.

Uma coisa posso garantir, aprendi e aprendo muito com os vídeos e com esse projeto.

Teremos novidades, uma delas é a reformulação do site Estudo na Web que passará além dos links dos vídeos do canal, contará com artigos e dicas acadêmicas para área de TI. Aguardem…

Até mais…

Bons estudos e projetos…